Depois de um primeiro dia que incluiu a história vitória de Maria João Koehler e consequente apuramento da jogadora portuguesa para a segunda ronda do quadro principal feminino, Portugal voltou a ver ser escrita mais uma página da sua história: João Sousa, top100 mundial, derrotou John-Patrick Smith e avançou (também ele, e pela primeira vez) para a segunda eliminatória.
Melbourne Park não para e portanto, além do jogo do atleta lusitano, muitos outros tiveram lugar nesta terça-feira. Muitos adeptos marcarão presença no complexo australiano que acolhe o primeiro torneio do Grand Slam da época e muitos outros abdicaram de horas de sono para acompanhar o evento um pouco por todo o mundo.
No quadro principal masculino, comandados por Roger Federer, os principais cabeças de série ultrapassaram a estreia no Australian Open, à excepção de Tommy Haas, Alexandr Dolgopolov e Martin Klizan, enquanto na vertente feminina as grandes candidatas a entrar em acção, Victoria Azarenka e Serena Williams, venceram facilmente e avançaram também elas para a próxima fase, num dia em que Sara Errani, Nadia Petrova e Anastasia Pavlyuchenkova ficaram para trás.
Ainda neste segundo dia de competição, a maior parte das adolescentes que disputa o quadro principal feminino carimbou a passagem à ronda seguinte: Sloane Stephens, Laura Robson e Annika Beck lideram o lote de jovens estrelas vitoriosas, onde figuram ainda Kristina Mladenovic, Donna Vekic, Garbiñe Muguruza, Jana Cepelova, Yulia Putintseva, Luksika Kumkhum and Daria Gavrilova, com a WTA avançou durante o dia de hoje.
