Victoria Azarenka e Li Na são as grandes finalistas do Australian Open 2013. A bielorrussa e a chinesa derrotaram, respectivamente, Sloane Stephens e Maria Sharapova e garantiram assim o apuramento para a grande decisão do quadro principal de singulares femininos, que se disputará este sábado em Melbourne Park.
Sexta cabeça de série e finalista vencida de 2011, quando perdeu a final para Kim Clijsters, a chinesa Li Na surpreendeu a russa Maria Sharapova e carimbou a passagem à final após apenas duas partidas, pelos parciais de 6-2 6-2.
Num encontro em que somou vinte e um winners, mais quatro que a sua adversária, e dezoito erros não forçados (enquanto a vice-campeã de 2011 cometeu trinta e dois erros não forçados), Li Na converteu cinco dos dez break points de que dispôs e salvou seis dos sete que enfrentou, tornando-se na primeira jogadora a vencer um set a Maria Sharapova (que, com a passagem às meias-finais, era a jogadora da história a ter perdido menos jogos até esta fase da competição, apenas nove).
Após o confronto, a jogadora chinesa de trinta anos, campeã de Roland Garros em 2011, mostrou-se muito satisfeita por estar na final e fez um pequeno balanço do começo da temporada: “Sinto-me sempre bem quando jogo na Austrália. Quero agradecer a todos pelo apoio, que é muito bom. Uma final deixa sempre uma jogadora nervosa, mas só tenho de tentar divertir-me e aproveitar o momento.”
Na segunda e última meia-final do dia, a actual campeã procurava alcançar a sua terceira final em torneios do Grand Slam. Pela frente, Azarenka tinha a norte-americana Sloane Stephens (que no dia anterior havia derrotado Serena Williams), que acabou por conseguir ultrapassar ao cabo de dois sets e alguma polémica, vencendo então pelos parciais de 6-1 6-4.
Depois de um primeiro parcial muito desequilibrado, em que a bielorrussa chegou rapidamente ao break inicial e à vitória, Stephens procurava entrar no jogo mas, antes de o conseguir, sofreu uma nova quebra de serviço, desta feita no começo do segundo set. Contudo, a norte-americana (de apenas dezanove anos, que promete voltar rapidamente a grandes palcos de torneios do Grand Slam) conseguiu começar a discutir a partida e, logo após quebrar o serviço de Azarenka, viu a número um mundial pedir assistência médica e recolher aos balneários durante dez minutos.
Totalmente recuperada após a intervenção do fisioterapeuta, a campeã em título apressou-se a somar um novo break e apurar-se para a final, não se livrando de muita polémica em seu torno, principalmente por parte da imprensa norte-americana. No final do jogo, em conferência de imprensa, a bielorrussa procurou explicar-se, afirmando estar com problemas respiratórios e reconhecendo que devia ter pedido assistência médica mais cedo. Quanto ao jogo com Li, Azarenka antevê uma partida bastante dura: “Não joguei o meu melhor ténis mas vencer foi bom, penso que a Li está a jogar o seu melhor ténis e vai ser um encontro muito duro.”
O confronto directo entre ambas conta com cinco vitórias para Azarenka e quatro para Li, que perdeu os quatro últimos encontros que disputaram. No entanto, a jogadora asiática levou a melhor sempre que se enfrentaram em torneios do Gran Slam: Australian Open e Roland Garros, em 2011.
