O adversário prometia dificuldades e assim foi, com o desfecho a ser infelizmente desfavorável a Gastão Elias, que sai assim eliminado na segunda ronda do quadro principal de singulares do Challenger de Tampere, na Finlândia, onde atingiu as meias-finais em 2012.
A disputar o seu primeiro torneio de categoria Challenger este mês, depois de participações nos ATP 250 de Estugarda e ATP 500 de Hamburgo, o tenista português de vinte e três anos não conseguiu confirmar o estatuto de quarto cabeça de série em terras finlandesas, acabando derrotado por Ruben Ramireaz Hidalgo (#259 ATP, top50 em 2006) ao cabo de duas partidas, parciais de 6-7(7) 4-6.
Se a primeira partida ficou marcada pelo grande equilíbrio e resistência nos jogos de serviço, foi mesmo Elias quem conseguiu chegar ao primeiro break e colocar-se a servir para fechar o parcial a 5-4, mas acabou quebrado de seguida e não mais teria oportunidades de vencer o set. No segundo, o primeiro sinal de desgaste chegou mais cedo e o espanhol conseguiu mesmo levar a melhor no serviço do português ao quinto jogo, partindo então para uma vitória baseada no capítulo da resposta.
Estatísticas do encontro:
Ruben Ramirez Hidalgo: 2 ases, 4 duplas faltas, 64% de primeiros serviços colocados (79% desses pontos ganhos), 2 de 3 break points convertidos, 70 pontos ganhos no total.
Ruben Ramirez Hidalgo: 2 ases, 4 duplas faltas, 64% de primeiros serviços colocados (79% desses pontos ganhos), 2 de 3 break points convertidos, 70 pontos ganhos no total.
Gastão Elias: 6 ases, 2 duplas faltas, 65% de primeiros serviços colocados (77% desses pontos ganhos), 1 de 1 break points convertidos, 62 pontos ganhos no total.
Para a próxima semana, o segundo melhor tenista português da actualidade não aparece inscrito em qualquer dos torneios Challenger ou ATP que terão lugar, pelo que deverá optar por alguns dias de descanso antes de continuar com a competição.
