Uma campeã, duas campeãs. Duas derrotas. Esta terça-feira foi dia das duas campeãs em título dos torneios WTA disputados mais precisamente em Washington e Stanford se despedirem das provas, havendo ainda lugar de destaque para muitas outras surpresas e… O serviço mais rápido da história do ténis feminino.
Bank of the West Classic
Garbine Muguruza. Foi ela a grande figura do dia, ao alinhar uma exibição longe de convincente (afinal, foram 39 os erros não forçados que cometeu, contra os 41 da adversária) mas característica de guerreira para derrotar a campeã em título e vice-campeã do Australian Open, Dominika Cibulkova, ao cabo de três partidas, parciais de 6-2 4-6 6-2.
No entanto, o mais aguardado encontro do dia opôs duas das melhores jogadoras da actualidade poucas horas depois, com Ana Ivanovic e Sabine Lisicki a subirem ao palco para se defrontarem num dos duelos de primeira ronda mais complicados da temporada. Se foi a germânica a primeira a liderar ambos os sets, conquistando sempre preciosos breaks, acabaria por ser a ex-número um mundial a sair vencedora e em apenas duas partidas, por 7-6(2) 6-1.
No entanto, mais do que a vitória fica para a história um dos serviços apontados por Lisicki, a 211km/h, que se torna assim no mais rápido de sempre do circuito WTA. No final, e com uma vitória no bolso no seu primeiro encontro acompanhada por Dejan Petrovic, a sérvia mostrou-se radiante por se tornar na primeira jogadora a atingir as 40 vitórias na temporada: “Não estava a pensar nisso durante o encontro mas dá-me uma grande felicidade e muita confiança. É isto que eu adoro fazer: jogar, competir, pelo que saber que tenho tantas vitórias é muito satisfatório e inspira-me para continuar a trabalhar e melhorar para regressar ao top10.”
Ainda em DC, são de destacar os triunfos da wildcard Venus Williams, que venceu a qualifier Paula Kania por 6-3 6-2, e de Monica Puig, que surpreendeu a espanhola Carla Suarez Navarro (6-3 7-5).
Citi Open
Já em Washington DC, a russa Ekaterina Makarova confirmou todo o favoritismo e estatuto de segunda cabeça de série para derrotar sem quaisquer escrúpulos a eslovaca Magdalena Rybarikova, campeã em título, ao cabo de apenas duas partidas com os esclarecedores parciais de 6-1 6-1.
A jornada foi, de facto, propícia a resultados negativos para algumas das jogadoras em destaque e Lucie Safarova (grande candidata ao título, 6-2 3-6 3-6 para Kristina Mladenovic) e Sloane Stephens (quarta pré-designada, 4-6 6-4 0-6 para Christina McHale) também ficaram pelo caminho.
Restantes resultados da jornada:
Marina Erakovic derrotou Karolina Pliskova, 4-6 6-2 6-4
Bojana Jovanovski derrotou Olga Rogowska, 6-7(5) 7-5 7-5
Kirsten Flipkens derrotou Heather Watson, 6-3 1-6 7-6(3)
Anastasia Pavlyuchenkova derrotou Virginie Razzano, 6-2 6-2
Lauren Davis derrotou Shuai Peng, 1-6 6-4 6-2
