José Ricardo Nunes, Nuno Borges, Francisco Cabral e Alexandre Ribeiro. São estes os quatros portugueses que lograram “furar” o torneio de qualificação do Open de Azeméis, a primeira de duas provas Future a ter lugar em solo português nas próximas semanas.
O primeiro tenista português a garantir a qualificação para o quadro principal foi José Ricardo Nunes, que precisou apenas de 64 minutos para derrotar Grigoriy Korobeynikov, por 6-1 e 6-3, num encontro que teve honras de court central.
No court 1, Nuno Borges eliminou Daniel Rodrigues, semifinalista do Banc Beloura Junior Open de 2015, com os parciais de 6-3 e 6-4. Os dois jogadores tiveram à disposição o mesmo número de pontos de break (10), mas o atleta da Maia acabou por ser mais acutilante nesse domínio, ao converter quatro oportunidades (contra duas do tenista madeirense).
Também em encontro disputado no court 1 do Clube de Ténis de Azeméis, Francisco Cabral contornou facilmente a oposição de Pedro Barosa, com 6-1 e 6-0. Recorde-se que o tenista do Clube de Ténis do Porto é o vice-campeão do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto de 2015.
Finalmente, mas não menos importante, nota para o triunfo de Alexandre Ribeiro, que levou a melhor diante de João Marques, cabeça de série número 5, por 3-6, 6-1 e 6-3.
Pelo caminho, na jornada desta segunda-feira, ficaram ainda Tiago Lourenço (Matthew Short 6-2 e 6-4), João António (Guilherme Osório 7-6 e 7-6) e Luís Faria (Victor Poncelet 6-4 e 6-2).