Os últimos meses de competição não têm sido fáceis para Rui Machado. A vitória – arrancada a ferros – no dia de ontem frente ao jovem Alexandre Ribeiro, de 16 anos, foi sintomática e o tenista algarvio de 31 anos acabou por sair de cena na manhã desta quinta-feira, na segunda eliminatória do Open de Azeméis.
O responsável pelo desaire foi o espanhol Jorge Hernando Ruano (636º), que gastou 1h10 para levar de vencida o actual 273º do ranking ATP e 2º cabeça de série do torneio, com os parciais de 6-4 e 6-1.
Rui Machado rapidamente se viu perante uma desvantagem de 3-0, mas evitou que o atleta espanhol disparasse no marcador, ao igualar a três a primeira partida. Porém, o set ficaria sentenciado com o break de Hernando Ruano à passagem do décimo jogo. O segundo parcial, de sentido único, ficou decidido em apenas 28 minutos.
Recorde-se que o antigo top-60 mundial não soma dois triunfos consecutivos desde abril.
João Domingues e Gonçalo Falcão também ficam pelo caminho
A jornada desta quinta-feira não está famosa para as cores portuguesas. Além de Rui Machado, também João Domingues (495º) e Gonçalo Falcão (1178º) disseram adeus ao torneio de singulares. O jogador do Clube de Ténis de Azeméis – local onde se disputa a prova – foi derrotado pelo polaco Hubert Hurkacz (696º), por 7-6(5) e 7-5, ao passo que Gonçalo Falcão “caiu” às mãos do qualifier Matthew Short (887º), com os parciais de 2-6, 6-4 e 6-3.