A letã Jelena Ostapenko garantiu esta segunda-feira o apuramento para os oitavos de final do Aegon International, na cidade inglesa de Eastbourne, ao vencer aquele que foi o seu primeiro encontro depois de ter vencido o torneio de Roland Garros.
A jovem atleta de 20 anos defrontou a experiente Carla Suárez Navarro e entrou em court com a confiança nos níveis máximos, levando de vencida o primeiro set com um parcial de 6-3.
Na segunda partida, porém, a história foi diferente e Ostapenko apresentou alguns problemas físicos que a levaram mesmo a pedir um medical timeout quando se encontrava com uma desvantagem de 5-0. No regresso ao court, Suárez Navarro encerrou o parcial com seis jogos sem resposta.
O terceiro parcial contou, no entanto, com uma Jelena Ostapenko a entrar a todo o gás e a conseguir quebrar o saque da adversária no segundo jogo. Ainda assim, a resposta da tenista espanhola não demorou e esta devolveu o break logo de seguida.
A letã voltaria a adiantar-se no marcador ao sexto jogo, chegando a uma vantagem de 4-2 e ficando a apenas dois jogos de um triunfo que viria a ser confirmado pouco depois com parciais de 6-3, 0-6 e 6-4, ao cabo de uma hora e 39 minutos.
Nos ‘oitavos’, Ostapenko, que ficou isenta de jogar a primeira ronda por ser a 10.ª cabeça de série, vai defrontar a vencedora do embate entre a romena Sorana Cirstea e a britânica Johanna Konta.