Depois da fantástica campanha de 2012, que só terminou com o encontro frente a Kim Clijsters em plena Rod Laver Arena, Maria João Koehler consumou na madrugada deste sábado o segundo apuramento consecutivo para o quadro principal do Australian Open, onde também estará Michelle Larcher de Brito.
A defrontar a jogadora da casa Arina Rodionova (248ª classificada no ranking mundial), a jogadora portuense, que até ao encontro final da qualificação não havia perdido qualquer set, mostrou-se superior e selou o triunfo por 6-2 4-6 6-1, após uma hora e quarenta e dois minutos de encontro.
Maria João conseguiu colocar 54% das primeiras bolas e vencer 74% desses pontos, tendo ainda ganho 58% dos pontos após colocar o segundo serviço (contra 41% da sua adversária). A portuguesa foi ainda superior no capítulo dos break points, ao converter 5 de 11 contra 2 de 5 por parte de Rodionova. No final, e com vinte e sete winners apontados, Koehler terminou com 89 pontos ganhos, mais vinte e um que a australiana.
Na primeira ronda do quadro principal, um resultado que lhe permite defender os sessenta pontos conquistados há uma temporada, Maria João Koehler medirá forças com a italiana Karin Knapp, 121ª classificada no ranking mundial e também ela oriunda da fase de qualificação. Em caso de vitória, a portuguesa de vinte e um anos terá pela frente a vencedora do embate entre Johanna Larsson e Jelena Jankovic, vigésima segunda pré-designada.
