Começou o Australian Open. Dezenas de jogadores subiram aos courts de Melbourne Park, espectadores encheram as bancadas e muitos pontos foram disputados. Muitos atletas garantiram vitórias importantes (como, por exemplo, Maria João Koehler), mas nem todos conseguiram passar da primeira fase.
Na vertente masculina, o belga David Goffin e o búlgaro Grigor Dimitrov foram eliminados, enquanto Jerzy Janowicz se mostrou disposto a contrariar a eliminação de “jogadores talentosos”. Contudo, e no lote de cabeças de série, existiram mais surpresas dignas de um torneio do Grand Slam: Juan Monaco foi o primeiro cabeça de série a ser eliminado, enquanto Nicolas Almagro foi forçado a disputar cinco partidas para sobreviver.
No quadro principal feminino, os grandes destaques vão para as vitórias tranquilas de algumas das principais cabeças de série: Maria Sharapova, Angelique Kerber, Agnieszka Radwanska, Li Na e até Venus Williams.
Sendo um Grand Slam, o torneio não deixa de ter ‘jogadores da casa’ e, nesse capítulo, não foi um capítulo nada feliz para os australianos, que viram oito ‘aussies’ serem eliminados. Samantha Stosur, que continua à procura de bons resultados perante os seus compatriotas, foi a grande figura australiana da jornada, ao apurar-se para a segunda ronda. No quadro masculino, Bernard Tomic, Marinko Matosevic, John-Patrick Smith, Luke Saville, James Duckworth e Benjamin Mitchel tentarão melhorar o registo de quatro jogadores apurados para a segunda ronda na edição transacta.
