Maria Sharapova, Agnieskza Radwanska e Angelique Kerber voltaram a vencer facilmente os seus encontros e carimbaram a passagem à segunda ronda do quadro principal do Australian Open 2013, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada. Venus Williams, Li Na e Ana Ivanovic foram outras das atletas que venceram os respectivos encontros na jornada de hoje, que contou ainda com a eliminação de Samantha Stosur. A meio da manhã, Jelena Jankovic deu a volta ao seu encontro e derrotou a portuguesa Maria João Koehler.
Segunda cabeça de série do torneio e actual vice-campeã, a russa Maria Sharapova tornou-se na primeira jogadora desde o Australian Open de 1985 a vencer os seus dois primeiros encontros por 6-0 6-0, ao derrotar a japonesa Misaki Doi pelos parciais referidos.
Na terceira eliminatória, Sharapova terá pela frente a experiente Venus Williams. A norte-americana, vigésima quinta pré-designada, venceu Alize Cornet por 6-3 6-3 e será protagonista, juntamente com a russa, de um dos encontros mais aguardados da próxima fase.
Agnieszka Radwanska e Angelique Kerber foram outras das cabeças de série que seguiram em frente, ao vencerem respectivamente Irina-Camelia Begu por 6-3 6-3 e Lucie Hradecka por 6-3 6-1. Li Na (6-2 7-5 a Olga Govortsova), Ana Ivanovic (7-5 1-6 6-4 a Yung-Jan Chan) e Julia Goerges (6-3 6-2 a Romina Oprandi) seguiram igualmente para a jornada de sexta-feira.
Por outro lado, a chinesa Jie Zheng protagonizou a grande surpresa do dia, ao eliminar a jogadora da casa Samantha Stosur (nona favorita à vitória final) após três partidas, por 6-4 1-6 7-5. Dominika Cibulkova (6-7[6] 4-6 perante Valeria Savinykh), Tamira Pazkek (2-6 1-6 frente a Madison Keys) e Klara Zakopalova (derrotada por Kirsten Flipkens por 1-6 0-6) ficaram igualmente afastadas na segunda ronda em Melbourne Park.
Restantes resultados da jornada:
Marion Bartoli derrotou Vesna Dolonc por 7-5 6-0
Ekaterina Makarova derrotou Stephanie Foretz Gacon por 6-3 6-3
Heather Watson derrotou Ksenia Pervak por 4-6 7-6(7) 6-2
Soara Cirstea derrotou Kristyna Pliskova por 1-6 6-3 6-2
