![]() |
| Desempenho de Victoria Azarenka nos últimos cinco torneios do Grand Slam |
Ready? Play. Assim começou a final feminina, com a famosa frase (aproveitada pelo Australian Open como slogan oficial do torneio) a ser proferida por Alison Lang. Na altura do sorteio, a árbitra britânica havia relembrado as jogadoras de que o fogo de artifício de comemoração do dia da Austrália iria interromper o encontro e foi em clima de festa que se iniciou a final.
Na entrevista realizada após a entrega dos troféus, Li Na começou por dar os parabéns à sua adversária e mostrou-se, mais uma vez, muito bem disposta: “Muitos parabéns à Victoria [Azarenka], que tem conseguido resultados muito bons nos últimos dois anos. Há duas semanas eu diria que odiava a minha equipa, porque eles puxam muito por mim, mas penso que isso não é mau portanto tenho de me calar.” Foi entre risos que a jogadora chinesa terminou a sua primeira declaração enquanto vice-campeã do torneio em 2013: “Obrigado aos fãs por me apoiarem, eu sei que não sou nova mas estou ansiosa por jogar aqui no próximo ano.”
Victoria Azarenka, por sua vez, não escondeu as emoções e, depois de celebrar em lágrimas logo após o término da partida, falou finalmente aos fãs: “Têm sido duas semanas muito longas para mim mas vou tentar ser rápida. O Craig [Tiley] é um dos melhores directores de torneio que já conheci e apoia-nos muito, adoro vir aqui. Vou sempre guardar memórias especiais deste court e vou mantê-lo no meu coração para sempre.” Antes de abandonar o palco montado na Rod Laver Arena para a volta de campeã, a bielorrussa desejou ainda “um feliz dia da Austrália a todos”.
Gráfico com algumas estatísticas do encontro:


