As italianas Francesca Schiavone e Flavia Penneta podem ter garantido a passagem à segunda ronda do quadro principal da Copa Claro Colsanitas, em Bogotá, na Colômbia, mas nem tudo foi um mar de rosas na jornada desta terça-feira no WTA International, que contou também derrotas de Aratxa Rus, Pauline Parmentier e da portuguesa Maria João Koehler.
De regresso à competição, Flavia Pennetta entrou com o pé esquerdo no seu primeiro encontro em mais de seis meses, perdendo o primeiro set para a russa Alexandra Panova, mas acabou por conseguir recuperar e justificar o estatuto de quinta cabeça de série, triunfando pelos parciais de 4-6 6-3 6-3.
Também Francesca Schiavone, que venceu o torneio de Roland Garros em 2010 (tendo ainda perdido a final da temporada seguinte), carimbou a passagem à segunda eliminatória: quarta cabeça de série, Schiavone venceu Sharon Fichman, do Canadá, por 4-6 6-4 6-4.
Lourdes Dominguez Lino e Timea Babos (respectivamente terceira e oitava pré-designadas) fazem parte do lote de candidatas ao título que também ultrapassou a estreia, com triunfos sobre Beatriz Garcia Vidagany (6-4 1-6 7-6[4]) e Catalina Castano (3-6 6-2 6-2), respectivamente.
Menos sorte tiveram a holandesa Arantxa Rus e a francesa Pauline Parmentier: Rus, sexta cabeça de série, perdeu por 4-6 3-6 com a espanhola Maria-Teresa Torro-Flor, enquanto Parmentier, sétima candidata ao título, saiu derrotada pela croata Tereza Mrdeza pelos parciais de 6-7(5) 4-6.
Restantes resultados da jornada:
Teliana Pereira derrotou Yvonne Meusburger por 6-3 6-3
Lara Arruabarrena-Veci derrotou Yuliana Lizarazo por 6-2 1-6 6-3
Karin Knapp derrotou Eva Birnerova por 6-1 6-1
