Bárbara Luz, a única representante portuguesa ainda em prova no quadro principal de singulares do torneio de 10 mil dólares de Amarante, garantiu esta manhã a presença nas meias-finais da competição.
Segunda favorita à conquista do título e 401ª do ranking mundial, a tenista portuguesa superou a russa Anastasiya Komardina, 5ª cabeça de série e 663ª WTA, pelos parciais de 6-3 4-6 6-0.
Sem espaço para surpresas, a vice-campeã no Campeonato Nacional de Absoluto 2011 confirmou as hierarquias pré-estabelecidas e fez valer a sua maior qualidade de jogo para inscrever o seu nome na próxima fase. Luz apresentou uma percentagem de 69% no aproveitamento dos pontos de break (concretizou nove em treze), num embate que contou com quinze quebras de serviço no total.
No penúltimo encontro da prova, a número 3 nacional vai defrontar a ucraniana Valeriya Strakhova, 8ª pré-designada e 880ª da hierarquia. Bárbara Luz lidera o confronto directo por 1-0, após a vitória obtida – 6-3 5-7 7-5 – já este ano nos quartos-de-final do torneio de Ponta Delgada.
Na competição de pares, a atleta natural de Coimbra discute esta tarde o acesso ao derradeiro duelo da prova. A competir ao lado da espanhola Olga Saez Larra, Luz vai medir forças com o par formado pela austríaca Barbara Haas e pela polaca Natalia Siedliska. O embate não começará antes das 18h.
