Nove dias, muita ação. Se não quer perder um encontro — um segundo! — do Millennium Estoril Open, está no local certo. Neste artigo explicamos-lhe tudo o que falta explicar sobre o ATP 250 português que a partir deste ano se disputa no Clube de Ténis do Estoril e que já tem confirmada a presença de dois tenistas lusitanos no quadro principal (João Sousa, com entrada direta, e Frederico Silva, com convite).
Neste artigo não falaremos mais de jogadores. Ainda há quatro wildcards por atribuir (dois para o quadro principal e outros dois para o qualifying) mas, de resto, já estão confirmadas todas as presenças e reunidas no nosso site. Vamos a números, ‘outros’ números — como números de jogos e horários, que lhe darão muito jeito quando o torneio se aproximar. Afinal, começa já no dia 25 de abril!
Qualifying dividido em três dias e 28 jogos
Se não é adepto do ditado ‘levantar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer’, pouco ou nada se terá de preocupar durante a semana do maior torneio de ténis disputado em Portugal. Este ano, e como consequência de 1) apenas se discutirem encontros femininos e 2) as sessões noturnas no final da semana ‘ajudarem’ a que haja menos um encontro durante o dia, as jornadas começam mais tarde. Eis os horários de início de cada jornada da fase de qualificação e número de encontros:
- Sábado, 25 de abril: 10h | 16 jogos de qualificação
- Domingo, 26 de abril: 12h | 8 jogos de qualificação
- Segunda-feira, 27 de abril: 12h30 | 4 jogos de qualificação
Quadros principais arrancam na segunda-feira
- Segunda-feira, 27 de abril: 12h30 | 4 jogos de singulares (para além dos do qualifying) + 2 de pares
- Terça-feira, 28 de abril: 12h30 | 8 jogos de singulares + 2 de pares
- Quarta-feira, 29 de abril: 12h30 | 4 jogos de singulares (um em sessão noturna, às 19h30) + 4 de pares
- Quinta-feira, 30 de abril: 12h30 | 4 jogos de singulares (um em sessão noturna, às 19h30) + 3 de pares
- Sexta-feira, 1 de maio: 12h30 | 4 jogos de singulares (um em sessão noturna, às 19h30) + 2 de pares
- Sábado, 2 de maio: 13h | 2 jogos de singulares (não antes das 15h) + 2 de pares (13h)
- Domingo, 3 de maio: 13h | 1 jogo de singulares (não antes das 15h30) + 1 jogo de pares (13h)
Se é um verdadeiro adepto de ténis e não quer deixar passar um único momento da melhor semana do ano em Portugal, temos (mais) boas notícias para si: no sábado, primeiro dia de competição, as portas do recinto abrem às 9h30; no domingo, às 10h e nos restantes (até ao final) às 11h, tendo assim possibilidade de espreitar os courts de treino e procurar pelos seus favoritos. Quanto ao encerramento, dar-se-á uma hora depois do final do último jogo de cada dia.
Nota: como adianta a organização da prova, todos os horários dos jogos podem ser sujeitos a alterações sem avisos prévios.