O mundo do ténis está em choque com as palavras proferidas por Nick Kyrgios em campo durante o encontro oficial (e transmitido mundialmente) com Stanislas Wawrinka em jogo da segunda ronda do ATP Masters 1000 de Montreal. Entretanto, também o suíço já reagiu e mostra-se desiludido com a atitude do australiano, contando ainda que este o tentou evitar no balneário. São as primeiras declarações do campeão em título de Roland Garros sobre o incidente.
“O Kokkinakis ‘dormiu’ com a tua namorada, lamento dizer-te.” Foi assim — ou melhor, não assim mas com palavras mais ‘fortes’ — que Nick Kyrgios instaurou o caos. Primeiro nas redes sociais, depois nas redações e nos bastidores. Tudo porque durante o encontro Wawrinka não o ouviu dizer a frase que entretanto já corre o mundo. Assim que tomou conhecimento, conta, não deixou passar a situação em branco: “Ele tentou evitar-me nos balneários mas eu confrontei-o.”
Na conferência de imprensa que tomou lugar pouco depois do jogo de que acabou por desistir com dores na parte inferior das costas, Stanislas Wawrinka diz esperar “que a ATP tome fortes medidas contra ele desta vez porque ele pode ser novo, sim, mas não há desculpa [para isto]”, sobretudo porque “ele tem sempre maus comportamentos nos jogos em que participa. Não foi a primeira vez que teve grandes problemas em campo pela forma como se comporta e pelo que diz.”
Para ‘Stan the Man’, ou ‘Stanimal’, como também é conhecido, “o problema é que ele não tem maus comportamentos dirigidos só a si próprio mas também às pessoas que estão à sua volta: jogadores, apanha bolas e árbitros.”
Se ainda revelou ter confrontado Nick Kyrgios no balneário, Wawrinka optou por deixar entre ambos a conversa pós-jogo, mas afirma ainda que “independentemente de como estamos ou do stress que temos em campo, há coisas que não podem simplesmente ser ditas. Pela forma como ele se comporta em campo eu acho que ele tem grandes problemas.” No fim, o número dois suíço, número 5 mundial, voltou a frisar: “Espero sinceramente que a ATP tome grandes medidas contra ele.”
Também no Twitter Wawrinka mostrou o seu descontentamento
Foi na ‘rede social do passarinho’ que surgiram as primeiras ‘gravações’ e também as primeiras reações, assim como a de Magnus Norman, o treinador do helvético. Agora, é o próprio Stanislas Wawrinka a fazer uso do teclado para transmitir o seu descontentamento com a frase infeliz de Kyrgios.
“É muito desapontente ver um companheiro atleta e colega desrespeitar-me de uma forma que eu nunca seria capaz de imaginar. O que foi dito eu não diria nem ao meu pior inimigo. ‘Descer tão baixo’ é não só inaceitável mas também inacreditável. Não há necessidade de se ter um comportamento destes nem dentro nem fora do court portanto espero que a ATP não deixe passar em branco a situação e defenda a integridade de um desporto que temos trabalhado muito para construir.”