Nuno Borges assume-se cada vez mais como um valor emergente do ténis português. Esta terça-feira, em Oliveira de Azeméis, o tenista português de apenas 18 anos alcançou a maior vitória da ainda curta carreira, ao derrotar o número 3 do Future local, Maxime Janvier (341º).
Os parciais que colocam Nuno Borges (1562º) na ronda dois de um torneio daquele escalão pela segunda vez em 2015 cifram-se em 6-2 e 7-6(4), após o atleta da Escola de Ténis da Maia ter invertido a desvantagem de um break na segunda partida. Note-se que Janvier, também de 18 anos mas já com bastante experiência no circuito Future (cinco títulos no palmarés), estava numa série de dez vitórias consecutivas.
Na eliminatória seguinte, Nuno Borges vai medir forças com Tiago Cação (1202º), o que garante desde já representação portuguesa nos quartos-de-final do torneio de 15 mil dólares. Cação levou a melhor frente a Felipe Cunha e Silva, por 6-4 e 6-4.
Também na segunda etapa está Gonçalo Falcão, que precisou de 1h20 para bater o lucky loser João Marques, com os parciais de 7-5 e 6-0. O próximo adversário é Adrian Menendez-Maceiras, 1º pré-designado e 132º ATP, ou o qualifier Matthew Short, 887º da hierarquia.
Sorte distinta conheceu Nuno Deus (1003º), que acabou derrotado pelo espanhol Carlos Gomez-Herrera (594º), por equilibrados 7-6(4) e 6-3, ao cabo de 1h23.
A jornada de amanhã, dia 30, conta com as estreias de Rui Machado (defronta Alexandre Ribeiro) e João Domingues (encara José Ricardo Nunes). O Open de Azeméis decorre até ao próximo dia 4 de outubro, no Clube de Ténis de Azeméis. A entrada é livre.