Havia uma certeza à partida para a jornada desta sexta-feira do Porto Open: um tenista português estaria necessariamente nas meias-finais da 16ª edição do segundo torneio mais importante realizado em território nacional. Pois bem, esse representante luso dá pelo nome de João Domingues, que saiu vitorioso (6-4 e 6-3) do embate frente a André Gaspar Murta.
O tenista algarvio (632º) chegou a liderar a primeira partida (4-2), mas João Domingues (509º) não se deu por vencido e acabou por resgatar o set inaugural, ao vencer quatro jogos consecutivos. Na segunda partida, o campeão nacional absoluto voltou a inverter a desvantagem de um break para carimbar a passagem rumo às sextas meias-finais da temporada.
Nas meias-finais, o número 6 nacional vai defrontar quem emergir do duelo entre o francês Maxime Chazal, 1º cabeça de série e 256º ATP, e o espanhol Marc Giner, 7º favorito ao título e 382º mundial.
A outra meia-final coloca frente a frente o belga Arthur de Greef (333º) e o espanhol Ricardo Ojeda Lara (448º), responsável pela eliminação de Nuno Deus (6-3 e 6-2) ao início da tarde.
O Porto Open distribui 15 mil dólares em prémios monetários e encerra a temporada de torneios Future disputados em Portugal.