Está definido o calendário de provas Future (setor masculino) até ao Millennium Estoril Open, com quatro novidades para 2017 a surgirem no calendário do circuito profissional masculino em solo português: Lisboa e Porto, que passarão a receber mais e novos torneios, e Quinta da Marinha (Cascais) e Carcavelos, respetivamente, que assim passam a integrar a lista de provas da Federação Internacional de Ténis (ITF). Ao todo, são 7 as provas em Portugal já agendadas para a próxima época.
Os três primeiros e já habituais torneios realizam-se no Algarve, entre 27 de fevereiro e 19 de março, em Vale do Lobo, Faro e Loulé, com o circuito a rumar de seguida a Lisboa (a prova será disputada no Lisboa Racket Centre, que em 2016, mas no início do verão, já tinha organizado uma prova masculina e uma feminina). Depois, será a vez do Porto (que na última parte do ano organiza o já tradicional Porto Open, agora de 25.000 euros em prémios) acolher uma nova prova, antes da ação seguir então para Cascais, mais precisamente Quinta da Marinha (8 a 16 de abril) e Carcavelos (15 a 23 de abril), nas semanas que antecedem o Millennium Estoril Open.
Para além das 7 já anunciadas, estão ainda previstas outras 23 provas, conforme Vasco Costa, presidente da FPT, confirmou ao Ténis Portugal.
