João Monteiro vence duelo 100% português e completa alinhamento da final do Open de São Domingos

LISBOA – Está encontrado o segundo e último finalista de singulares do 2.º Open de São Domingos. Trata-se de João Monteiro, o campeão nacional absoluto, que levou a melhor num duelo 100% português frente a André Gaspar Murta (por 6-3 e 6-4) para avançar para a final do Future lisboeta de 25.000 dólares, onde encontrará mais um tenista português.

Depois de Nuno Borges ter recuperado de forma categórica para garantir um lugar na final de um torneio Future pela primeira vez na carreira, Monteiro (397.º) e Gaspar Murta lutavam entre si pela derradeira vaga.

E foi o portuense de 23 anos, segundo cabeça de série do torneio, quem entrou melhor no encontro, conseguindo o break ao primeiro jogo para, apesar da rápida reação de Gaspar Murta, se colocar no bom caminho para vencer o set, que fecharia a 6-3.

Apesar de ficar em desvantagem no marcador, o tenista algarvio manteve-se sempre na luta pelo encontro e foi mesmo o primeiro a quebrar o serviço do adversário no segundo set, só que também aqui se assistiria a uma rápida reação, desta vez de Monteiro. Depois, foi uma questão de tempo até à igualdade ser interrompida, com o melhor dos dois portugueses no ranking a quebrar o 10.º jogo para selar a vitória e avançar para a final.

Por falar em final, é já a quinta da carreira para João Monteiro em torneios Future. O jogador português, que vem do circuito universitário norte-americano, foi campeão em Idanha-a-Nova (2016) e Sta. Margarida Montbui (2017), tendo perdido as finais de Cuevas Del Almanzora (2016) e Vale do Lobo (2017).

A final do 2.º Open de São Domingos colocará então frente a frente Nuno Borges (que se estreia em finais do circuito profissional) e João Monteiro, pelo que está garantido um novo campeão português — Fred Gil foi o vencedor da primeira edição. Mas antes, há a disputar-se a final de pares, na qual Borges e Francisco Cabral enfrentam, ainda este sábado, Sam Barry e Bradley Mousley, os primeiros cabeças de série.

Total
0
Shares
Total
0
Share