João Monteiro: “Mais uma vez o coração falou mais alto e lutei até ao último ponto”

Uma final espetacular que dignificou o ténis português. João Monteiro conquistou este domingo o título mais importante da carreira após uma grande batalha frente a Nuno Borges resolvida apenas no terceiro set.

Em declarações feitas à imprensa presente no local, João Monteiro abordou a final, o seu percurso pelo torneio e os pontos chave que lhe permitiram sair do São João Ténis Clube com o troféu de campeão, mostrando-se satisfeito pela conquista de um título “arrancado a ferros”.

“Sim, foi sem dúvida [o título mais importante]. Em termos de pontos foi o mais importante. Em vez de terem sido três pontos que era o que seria caso tivesse perdido nos quartos de final foram 27, o que acaba por ajudar bastante no ranking e nos meus objetivos para o resto do ano”, explicou o campeão nacional absoluto, que considerou a caminhada para o título bastante dura.

“É um título completamente arrancado a ferros. Quando estava a perder contra o Escobar (salvou quatro match points) já estava a pensar que era noite de São João e o que é que ia fazer para descomprimir, acabei por ganhar esse jogo”, recordou. “Se houvesse uma pessoa que achasse que eu ia ganhar no terceiro set já era muito”, disse o portuense sobre o jogo de hoje.

Num encontro em que Monteiro começou e terminou melhor, estando no entanto grande parte do jogo por baixo no marcador, o tenista de 23 anos destacou a força de vontade e abordou o momento de viragem da contenda no terceiro set.

“Em relação ao jogo acho que entrei muito bem, que estava preparado para o ritmo e depois a partir do 5-1 em vez de ter pisado e acabado com o set, não. Ele entrou no jogo e acabei por ganhar o set por 6-4 mas por baixo do jogo na minha opinião. Depois disso andei um set e meio atrás da bola, literalmente. Acho que ele jogou muito bem, mas mais uma vez o coração falou mais alto e lutei até ao último ponto. Estou muito feliz por isso”, afirmou o atual 397.º mundial.

“Senti que depois do 3-1 eu já estava mais no jogo. Depois dele ter feito uma dupla falta a  4-3 40-0 acho que ele cometeu dois erros e eu senti que tinha de aproveitar. Houve um momento de viragem e eu aproveitei. A partir daí sinto que foi apenas uma questão de ser mais duro”, continuou.

Depois de recuperar de 4-2 40-0, Monteiro sentiu que a partir desse momento voltou a ter o controlo do jogo. “A partir dos 4-4 senti que eu estava mais forte mentalmente, acho que ele antes estava muito confiante e o jogo estava correr-lhe bem pela maneira que os nossos jogos estavam a a encaixar. Depois do 4-4 senti que ele ficou com algum receio de acabar com o jogo. Uma pessoa nunca sabe o que passa pela mente de um tenista e depois foi só aproveitar”, concluiu o português que para a semana vai disputar o Future de 15.000 dólares de Setúbal.

Total
0
Shares
Total
0
Share