Tem 20 anos, é o número 8 do mundo e, a partir de hoje, dois troféus de campeão em torneios Masters 1000. Esta é a crónica da segunda vitória de Alexander Zverev frente a Roger Federer, que faz do alemão campeão da Rogers Cup (este ano disputada na cidade de Montreal). E, a continuar assim, muitas mais virão.
Depois da brilhante caminhada em Roma, que o viu derrotar Novak Djokovic na final para se estrear a conquistar torneios Masters 1000, Zverev queria apagar rapidamente a imagem deixada na final de Halle — a única que perdeu este ano e na qual levou um “corretivo” de Federer.
Ora, vontade expressa, vontade realizada. Esta noite, e frente a frente com o suíço de 36 anos pela quarta vez na carreira, o jovem tenista alemão de apenas 20 anos voltou a provar ser capaz de tudo. Detentor de um ténis extremamente completo e já com um currículo invejável, entrou “a matar” e aproveitou todas as oportunidades de que dipôs (e criou).
Do outro lado, Federer não se apresentou ao seu melhor nível — à semelhança do encontro com David Ferrer — e deu até indícios de problemas físicos nas costas, que deixam em dúvida a sua participação no Masters 1000 de Cincinnati, que já começou.
Com os parciais de 6-3 e 6-4, Alexander Zverev ergueu os braços para celebrar um dos títulos mais importantes da carreira. O “menino de ouro” do ténis está a ser um dos melhores jogadores do ano — só está atrás de Federer e Nadal na Race to London — e já leva cinco títulos (Montpellier, Munique, Roma, Washington e Montreal), que o “colam” a Roger Federer no topo da lista.
Quanto ao suíço, perde pela primeira vez uma final em 2017 (5-1) e também a oportunidade de depender de si próprio para regressar ao primeiro lugar do ranking ATP em 2017. Desta forma, e caso compita em Cincinnati (se não participar no torneio, Rafael Nadal tem garantida a subida ao topo da tabela no final da próxima semana), fica dependente dos resultados do seu arquirrival.
10 wins in a row ☑️
5 titles in 2017 ☑️
Alexander Zverev defeats Roger Federer to become the youngest #CoupeRogers winner in 10 years! pic.twitter.com/aTYxYhT2sY
— Tennis TV (@TennisTV) August 13, 2017