Na plenitude das suas capacidades físicas, Rafael Nadal avançou este sábado para a final do ATP 500 de Pequim, na China, ao eliminar o búlgaro Grigor Dimitrov em três partidas. Terminado o encontro e garantida a qualificação pela quarta vez na carreira para o último encontro do torneio chinês, o espanhol congratulou-se com a vitória alcançada.
“Estou muito feliz por estar na final uma vez mais. É muito importante continuar com estas boas sensações, depois do título conquistado no US Open. Foi um grande esforço qualificar-me para a final, tendo em conta o sorteio difícil que tive. Como tal, estou muito contente”, admitiu o número 1 mundial em conferência de imprensa.
Nadal comentou as incidências do décimo duelo da carreira com o búlgaro, numa reedição dos quartos de final da edição do ano passado do torneio. Na altura, a vitória sorriu a Dimitrov, por 6-2 e 6-4.
“Creio que fiz um ótimo encontro. Joguei muito bem no primeiro set, na minha opinião, e estava a jogar bem no segundo, conseguindo quase uma vantagem de 3-0 [dispôs de dois pontos de break]. A dinâmica foi muito boa até esse momento. Depois disso, ele começou a criar-me dificuldades. Estive em modo defesa muitas vezes. Mas depois voltei a encontrar o ritmo no início do terceiro set e acho que joguei muito bem esse set”, analisou.
Na final deste domingo, o campeão da prova em 2005 vai encontrar Nick Kyrgios (derrotou Alexander Zverev por 6-3 e 7-5) e destacou a importância de estar presente em mais uma final (a nona em 2017). “Estou satisfeito com a forma como tenho estado esta semana, principalmente depois de uma primeira ronda muito difícil [vitória frente a Pouille, por 4-6, 7-6 e 7-5, depois de ter anulado dois match points]. Mas aqui estou, na final, com nova oportunidade de competir em mais um grande encontro. Isso é importante para mim. É para isto que treinamos e tentamos melhorar diariamente”, apontou.
A final da 19.ª edição do torneio masculino não começará antes das 12h30 de amanhã (hora de Portugal Continental). A partir das 05h00 tem início a final de pares femininos e de seguida jogar-se-á a final de pares masculinos. Não antes das 9h30 terá lugar a final individual feminina.
Atualizado às 15h55 com o nome do vencedor da segunda meia-final.