Francisca Jorge vence encontro entre campeãs nacionais rumo à final do Absoluto

BELOURA Um duelo entre campeãs nacionais abriu a jornada deste sábado na Beloura Tennis AcademyFrancisca Jorge e Maria Inês Fonte — que mais logo vão lutar lado a lado pelo título de pares — defrontavam-se por um lugar na final de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. No final, foi a mais velha e cotada das duas jogadoras quem ficou com a vitória (6-4 e 6-4).

O dia era de extrema importância para ambas e também para a equipa do Centro de Alto Rendimento, ou não fossem Jorge e Fonte duas das quatro tenistas que este ano passaram a integrar a equipa feminina. Por isso, Neuza Silva (a responsável pelo ténis feminino) e Rui Machado (coordenador técnico nacional) marcaram presença desde cedo nas bancadas do court João Sousa.

E por falar no número 1 nacional, também ele aproveitou para espreitar o início do encontro antes de iniciar a preparação para o duelo de mais logo (não antes das 12h) frente a Fred Gil. Mas vamos ao jogo:

O início de jogo viu Maria Inês Fonte (campeã nacional de sub 16) entrar de forma muito mais solta no encontro. Talvez por sentir menos pressão, a tenista de apenas 15 anos fechou com maior facilidade os seus primeiros jogos de serviço e cometeu menos erros. Já Francisca Jorge (campeã nacional de sub 18), demorou a conseguir criar dificuldades no ténis da adversária só que a dada altura foi ela quem conseguiu um break que viria a revelar-se decisivo para o desfecho do primeiro parcial.

Embalada pelo primeiro passo sempre importante que conseguiu dar, a jovem vimaranense foi bem mais sólida no segundo set, onde não permitiu que Fonte criasse as mesmas oportunidades. Assim, fez dois breaks que a levaram à vitória por 6-4 e 6-4, mas não sem antes acusar a pressão do momento e ceder o jogo de serviço em que procurava fechar pela primeira vez o encontro.

Com esta vitória, Francisca Jorge está pela primeira vez na final do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. Agora, a jogadora vimaranense terá de esperar pelo desfecho da segunda e última meia-final para conhecer a sua derradeira adversária. Será ou Cláudia Cianci, que já no ano passado tinha jogado as meias-finais, ou Maria João Koehler — que tem 6 títulos de campeã nacional e procura defender aquele que conquistou em 2016.

Meia-final de singulares femininos do Campeonato Nacional Absoluto de Ténis e Cadeira de Rodas, Francisca Jorge vs. Maria Inês Fonte em DIRETO:

Publicado por Raquetc em Sábado, 11 de novembro de 2017

Total
0
Shares
Total
0
Share