Aos 37 anos, Venus Williams revela que não tem qualquer intensão de parar de jogar nos próximos tempos. As declarações foram feitas pela norte-americana ao Entrepeneur, a quem falou ainda da sua carreira no mundo dos negócios e do que tem no horizonte. Isto, repetimos, aos 37 anos.
“Não planeio parar nos próximos tempos. E de alguma forma parece que tenho [os Jogos Olímpicos de] Tóquio 2020 no horizonte. Não é uma loucura? Estou a tentar manter-me por aqui até essa altura”, começou por revelar a vice-campeã do Australian Open e de Wimbledon, que terminou o ano no 5.º lugar do ranking.
Mas não é só dentro dos courts que a mais velha das irmãs Williams tem sucesso: Venus criou a EleVen by VenusWilliams, uma empresa dedicada ao desenho e produção de roupa desportiva e à qual dedica grande parte do seu tempo… Mesmo quando está em ação pelo circuito fora.
É, aliás, essa divisão de tarefas que, agora sim, a está a fazer olhar para tudo de forma diferente. Habituada desde cedo a lutar por si só contra o resto do mundo — afinal, o ténis é um dos desportos mais individuais que existem –, Venus Williams está “finalmente a perceber” que tem de aprender a dividir tarefas. Até porque para além da marca de roupa tem ainda a empresa V-Starr, dedicada ao design de interiores, e as aulas de um curso de design.
Foi a mãe, Oracene Price, quem começou por insistir neste assunto. “Não podes fazer tudo nem precisas de o fazer. O ténis já te tira muita energia, tens de te manter concentrada”, dizia-lhe. Ao início, Venus optava por, então, não lhe dizer o que estava a fazer, até que começou a perceber. “Era bom ser assim porque é como sou, mas agora estou a evoluir. Projeto 2.0: Venus arranja uma vida. Por isso ultimamente tenho tentado descobrir como aproveitar tudo da melhor forma sem ser louca. “