Tema de discussão nos últimos tempos, principalmente pelas estrelas do setor masculino, a possível introdução de novas regras no circuito profissional tem merecido algumas críticas por parte dos jogadores e das jogadoras.
A mais recente jogadora a ser desafiada a falar das regras impostas no Next Gen ATP Finals foi a russa Svetlana Kuznetsova. Durante a longa entrevista feita ao Sport Express, a número 12 mundial apelidou-as de estranhas e há inclusivamente uma que considera absurda.
“Assisti a alguns jogos e algumas regras são bastante estranhas. Por exemplo, o limite de tempo entre os pontos. Cada jogador tem o seu próprio ritmo. Como é que podes quebrar isso? É como impedirem que a Sharapova grite no court“, comparou a tenista de 32 anos.
“A regra de permitir que os espetadores andem nas laterais também é um absurdo. Isso incomoda-me. Este ano, no torneio de Cincinnati pedi a alguém que removesse um fã do estádio. Temos uma bola muito pequena e a concentração é muito grande”, justificou.
Além deste tema, Kuznetsova também falou do calendário atual, calendário esse que considera demasiado longo e incomparável a qualquer outro desporto.
“Eu reduziria a temporada, sem dúvida. O ténis é o único desporto onde se joga de janeiro a novembro, e em dezembro é a pré-época. Vivo nesta rotina há 17 anos. Só tenho férias durante duas semanas e não te podes dar ao luxo de abdicar do calendário”, criticou após ter sido questionada sobre que regra gostaria que fosse alterada.
Sobre uma regra diretamente ligada ao jogo, a tenista russa diz que acabaria com os jogos à melhor de cinco sets no setor masculino. “Eu removeria os cinco sets no setor masculino. Nunca vi nenhum jogo de cinco sets do início ao fim. Nem um! Imagino como é que os treinadores se sentem com cinco horas a cada dois dias”, afirmou.