Rafael Nadal já tem 31 anos, mas isso não impede que o tio, Toni, se mostre confiante em relação às suas possibilidades de ultrapassar o recorde de Roger Federer, que atualmente conta com 19 títulos do Grand Slam no currículo.
Em declarações recolhidas pelo jornal Marca durante a entrega dos prémios da Associação dos Jornalistas de Ténis Espanhola, o tio mais famoso do circuito — que a partir de agora se dedicará a tempo inteiro à academia, em Maiorca — insiste que “acredito que o Rafa vai aguentar o suficiente para bater o recorde de Federer.”
Atualmente, o melhor tenista espanhol de todos os tempos conta com 16 “grandes” troféus no currículo, tendo conquistado dois deles em 2017 — Roland Garros, onde celebrou pela 10.ª vez, e US Open, que venceu pela terceira vez.
Porque o próximo ano ficará marcado pelo regresso de muitos dos grandes nomes dos últimos anos e também pelo crescimento de vários jogadores que têm vindo a despoletar, o credenciado técnico acredita que “será complicado o Rafa e o Roger ganharem muitos títulos no próximo ano, mas espero que o Rafa continue a demonstrar que é o melhor em terra e volte a ganhar em Monte Carlo, Barcelona e Roland Garros.”
Na mesma cerimónia, Toni Nadal elegeu ainda os melhores e os piores momentos da sua carreira como treinador. O espanhol deu maior destaque “à primeira vez que o Rafa ganhou Wimbledon, à primeira vez que ganhou em Roland Garros, em Monte Carlo e o primeiro título na Taça Davis.” Em sentido contrário, apontou “a derrota para Djokovic no Australian Open, em 2012, para Robin Soderling em Roland Garros 2009 e as lesões, sobretudo a de 2005″, como os piores momentos.