Kateryna Bondarenko. Foi ela a primeira jogadora a vencer um encontro oficial na temporada de 2018, ao garantir o apuramento para a segunda ronda da fase de qualificação do Brisbane International — um dos três torneios WTA que se jogam na primeira semana do calendário oficial.
Aos 31 anos, a tenista ucraniana é atualmente a 93.ª classificada do ranking mundial e tem já várias histórias para contar. Uma delas, o facto de em 2012 se ter retirado do circuito para ser mãe pela primeira vez. Outra, a de na temporada transacta ter conquistado o seu primeiro título nos últimos nove anos.
E, a partir desta sexta-feira, a de se ter tornado na primeira tenista a vencer um encontro nos circuitos profissionais em 2018. Porque a época ainda só começou com as fases de qualificações femininas (os torneios ATP 250 começam este sábado, dia 30 de dezembro) e porque Bondarenko precisou de apenas 68 minutos em campo. Pela frente teve Naiktha Bains e o assunto ficou resolvido com os parciais de 6-1 e 6-4.
O Brisbane International é um dos três torneios femininos a jogar-se na primeira semana do ano. Juntamente com ele, também em Shenzhen (China) e em Auckland (Nova Zelândia) se “bate a bola”, mas o evento austríaco é o único da semana a combinar a competição feminina com a masculina — excluindo a Hopman Cup, que não entra para as mesmas “contas” por ser um torneio de exibição.