As más notícias continuam para Rafael Nadal: a poucas horas de se estrear na edição de 2018 do ATP 500 de Acapulco, no México, o número 2 mundial anunciou a desistência do torneio.
A decisão foi tomada depois de uma sessão de treinos que aconteceu nesta terça-feira, e na qual o tenista espanhol de 31 anos diz ter sentido “as mesmas dores na parte superior direita da perna” que o levaram a desistir durante o Australian Open.
Numa conferência de imprensa convocada de forma surpreendente, Rafael Nadal afirmou ter feito “todos os passos possíveis e adequados para chegar bem preparado ao torneio, que era o meu objetivo”, mas que “infelizmente, no último treino antes de fazer a minha estreia voltei a sentir dores na mesma zona e os médicos disseram-me que é impossível jogar. Há um risco muito grande de agravar a lesão e não tenho escolha. É uma decisão difícil, estava preparado para jogar e tinha esperanças de conseguir fazer algo importante aqui.”
A estreia do jogador maiorquino na prova mexicana estava, aliás, marcada para a noite desta terça-feira (madrugada em Portugal) e aconteceria frente ao compatriota Feliciano López. Assim, o espanhol vai perder os 300 pontos relativos à final alcançada há um ano e fica, também, em risco para os Masters 1000 de Indian Wells e Miami.
Conforme aponta o jornalista Ben Rothenberg, este é o quinto torneio consecutivo do qual Rafael Nadal desiste: em 2017, terminou o ano a abdicar do Masters 1000 de Paris e a desistir depois do encontro de estreia no Nitto ATP Finals, sendo que este ano desistiu do ATP 250 de Brisbane (antes de jogar), do Australian Open e, agora, do ATP 500 de Acapulco (também sem jogar).