Chegou ao fim o jejum de títulos para Karolina Pliskova, que se sagrou na tarde deste domingo campeã do prestigiado e competitivo WTA Premier de Estugarda, também conhecido como Porsche Tennis Grand Prix.
Numa final que opunha a número seis mundial à 16.ª classificada do ranking, foi a mais cotada das duas quem acabou por prevalecer ao levar de vencida a wild card norte-americana CoCo Vandeweghe pelos parciais de 7-6(2) e 6-4 em uma hora e 56 minutos de encontro.
.@KaPliskova wins her first WTA title of 2018 at @PorscheTennis!
Outlasts Vandeweghe, 7-6(2), 6-4! pic.twitter.com/8QFQQAe4eS
— WTA (@WTA) 29 de abril de 2018
Tal como a (parca) diferença de classificação entre ambas poderia indiciar, foi um duelo bastante equilibrado. Na primeira partida, Vandeweghe entrou de rajada e conseguiu logo o break para depois se adiantar por 2-0. Pliskova, porém, prontamente devolveu essa quebra de serviço para continuar taco a taco com a sua opositora no set, que viria a desembocar num tiebreak. Aí, a antiga número um mundial revelou-se mais forte para se colocar em vantagem no marcador.
Mais confiante dado o ascendente que ganhara, a jogadora checa de 26 anos foi capaz de quebrar o serviço da sua contemporânea à passagem do quinto jogo, momento que seria crucial no desenrolar da final. Isto porque depois Karolina Pliskova não só iria confirmar esse break como também obter mais um para servir para fechar o embate. Embora tenha tremido à primeira e CoCo Vandeweghe tenha ainda esboçado uma tentativa de recuperação, a quinta pré-designada não iria vacilar à segunda vez e conseguiria assim arrumar a questão.
Para Pliskova, este é o primeiro título em aproximadamente 10 meses (o último que ganhara fora na relva de Eastbourne, em junho último) e trata-se do segundo conquistado sobre pó de tijolo (antes só em Praga havia vencido um torneio WTA sobre terra batida). Além disso, a tenista checa vê agora o seu registo em finais ficar empatado (10-10).