Pelo segundo ano consecutivo Roger Federer decidiu não participar em qualquer torneio jogado sobre terra batida, de forma a preservar o seu corpo. Para Rafael Nadal, que entende aquela superfície como ninguém, a decisão do seu arquirrival é compreensível.
“Sim, claro que entendo. Ele considera que é um grande desgaste jogar em terra batida e que isso poderia levá-lo a perder alguns encontros, o que quebraria a sua aura de invencibilidade. Eu acho que a junção desses dois factores fez com que ele tomasse essa decisão. É respeitável e tem funcionado. Em 2017 foi perfeito. Para quê mudar?”, comentou o número 1 mundial em conferência de imprensa de antevisão ao Masters de Madrid.
Cinco vezes campeão da prova, Rafael Nadal recordou o título de campeão conquistado em 2017, depois de ter eliminado Dominic Thiem em dois equilibrados sets (7-6 e 6-4). “Joguei muito bem o ano passado. O encontro com Fognini foi uma espécie de ponto de viragem (vitória em 3 sets), pois nunca é fácil disputar uma primeira ronda. Depois não entrei bem no duelo com Thiem, mas quando chegas com uma dinâmica positiva e vencedora, tens mais soluções e as coisas saem mais facilmente”, observou.
O Mutua Madrid Open realiza-se entre os dias 4 e 13 de maio.