Depois de ter posado para as fotografias abraçado ao seu troféu de campeão de Roland Garros, Rafael Nadal deslocou-se à sala de conferências de imprensa para responder às questões dos jornalistas, abordando, entre outros pontos, o título conquistado ontem por Simona Halep.
“Halep mereceu o seu primeiro Grand Slam. Ela é uma grande lutadora e eu gosto de pessoas que trabalham muito e que alcançam o sucesso porque o merecem”, comentou o número 1 do mundo e agora 11 vezes campeão do major parisiense.
O troféu arrecadado hoje por Nadal é o seu 17.º em provas do Grand Slam e o 79.º do cômputo geral da carreira. Antes de chegar a Paris, já havia saído vitorioso de três torneios esta época, algo que não deixou de recordar: “Vencer em Monte Carlo, Barcelona e Roma e agora aqui, especialmente, é uma grande emoção. Como todos sabem, para mim este é o torneio mais importante do ano. Ténis não é só Grand Slams e há outros torneios que significam muito para mim, mas esta altura da época é sempre mais especial”.
A época de relva está aí à porta, mas, para já, as suas prioridades não passam por aí. “Tive uma longa e difícil temporada de torneios jogados em terra batida. Decidirei com a minha equipa o que faremos na temporada de relva”, disse.
Nadal celebrou o seu 32.º aniversário no passado dia 3 de junho e tem noção que não terá muitos mais anos de carreira pela frente. Contudo, enquanto estiver no circuito, quer continuar a ser competitivo em todos os torneios que disputar. “Tenho 32 anos. Sei que não posso lutar contra o tempo, mas continuo aqui. Não estou preocupado com o futuro”, vincou.
Recorde-se que o ano passado Rafael Nadal não participou em qualquer torneio entre Roland Garros e Wimbledon.