O dia de João Sousa (47.º) no Antalya Open começou da melhor forma. O tenista luso alcançou esta quarta-feira o apuramento para os quartos de final do torneio turco, os primeiros em relva desde 2014, ano em que chegou às meias-finais vindo da fase de qualificação do ATP 250 de s-Hertogenbosch (Holanda).
Regressado às vitórias após superar a primeira eliminatória de forma autoritária, cedendo apenas quatro jogos, o vimaranense, sexto cabeça de série, superou o seu segundo obstáculo, o bósnio Mirza Basic (78.º), de forma bem mais difícil no torneio que se joga sobre relva.
A enfrentar pela segunda vez na carreira (e na temporada) o jogador de Sarajevo, tendo vencido o anterior encontro disputado na terra batida de Marraquexe, João Sousa tinha desta vez um desafio mais complicado, visto que o seu adversário se adaptava melhor aos pisos mais rápidos.
O tenista de 29 anos teve de dar a volta aos acontecimentos para vencer por 6-7(4), 6-4 e 6-4, num encontro em que o equilíbrio de forças foi notório. No primeiro parcial, Basic ainda chegou a adiantar-se com um break, mas rapidamente o viu devolvido e apenas no tie-break se adiantou no marcador.
No segundo parcial aconteceu precisamente o contrário. Primeiro foi o português a conseguir a quebra de serviço, mas não foi essa vantagem que foi crucial para o fechar, visto que foi preciso um segundo break, quando o resultado registava 4-4, para o português forçar de seguida um terceiro set.
Conseguido o empate no marcador, João Sousa voltou a entrar mais uma vez muito bem no decisivo parcial. O terceiro set arrancou logo com um break para o jogador luso que viria a ser reforçado com um segundo, o que permitiu ao vimaranense controlar a partida até ao fim e seguir em frente na prova turca.
Nos quartos de final de um torneio ATP pela terceira vez este ano (fez meia-final em Marraquexe e posteriormente venceu no Estoril), o pupilo de Frederico Marques vai ter agora como adversário Adrian Mannarino (24.º), primeiro cabeça de série da prova. O frente a frente é favorável ao tenista lusitano, que venceu o único encontro que disputaram há 4 anos, em Acapulco.
Ainda esta quarta-feira, João Sousa regressa ao court para disputar o acesso às meias-finais de pares ao lado do espanhol Guillermo García-López.