Terminado o terceiro Grand Slam da temporada, Wimbledon, o circuito mundial feminino está de volta aos courts de terra batida. Esta semana foram dois os torneios WTA que se disputaram — um em Bucareste e outro em Gstaad — e por isso foram duas as tenistas a saírem com mais um troféu no palmarés.
Na Roménia, Anatasija Sevastova (22.ª) foi a tenista mais forte, confirmando o estatuto de primeira cabeça de série que defendia. A jogadora letã derrotou na final a croata Petra Martic (60.ª) por 7-6(4) e 6-2 para levantar o terceiro título WTA da carreira.
No final da partida e respetivo torneio, a jogadora de 28 anos mostrou-se satisfeita, mas admitiu que no início da prova estava longe de imaginar que o seu nível seria suficientemente alto para vencer.
“Estou muito feliz. Não pensei, no início da semana, que pudesse vir a ganhar, porque tive um primeiro jogo complicado. Estive quase fora do torneio, mas depois melhorei de jogo para jogo e, na final, joguei um dos meus melhores encontros aqui”, admitiu a tenista natural da Liepaja que fruto da sua prestação deverá regressar ao top 20 mundial.
Anastasija Sevastova wins the 2018 @BRDOpen!
The No. 1 seed beats Petra Martic 7-6(4), 6-2! pic.twitter.com/W1472ELuPR
— wta (@WTA) July 22, 2018
Quanto ao torneio de Gstaad, o troféu ficou nas mãos de uma francesa, Alizé Cornet. A número 48 mundial, principal favorita ao título, encerrou um jejum de mais de dois anos e meio sem troféus e conquistou no evento suíço o sexto título da sua carreira.
Na final a ‘vítima’ foi a estreante Mandy Minella (226.ª) e o resultado ficou também selado em dois sets, desta feita por 6-4 e 7-6(6), num embate que poderia muito bem ter ido à negra, não fosse a luxemburguesa não ter aproveitado os dois set points que teve na segunda partida.
Cornet admitiu isso mesmo em declarações após a vitória. “Foi um jogo muito renhido, penso que podia ter caído para qualquer lado. Acho que fui mais sólida nos momentos cruciais. Queria muito este título, dei tudo para o ter”, afirmou.
@alizecornet wins @WTA_Gstaad 6:4, 7:6 against @mandyminella
Congrats🎉 pic.twitter.com/elUx3NHU8a— Ladies Open Lausanne (@WTA_Lausanne) July 22, 2018