João Sousa ultrapassa batalha de quase três horas rumo à segunda ronda em Chengdu

João Sousa em Auckland

O dia começa bem para as cores nacionais: do outro lado do mundo, em Chengdu, China, João Sousa (50.º ATP) derrotou Tim Smyczek (109.º) ao fim de 2h53 de encontro para carimbar o apuramento para a segunda ronda do ATP 250 local.

Frente a frente pela segunda vez na história do circuito profissional, português e norte-americano defrontaram-se pela primeira vez em quadros principais (o encontro anterior, ganho pelo número 1 nacional, tinha acontecido na fase de qualificação do Masters 1000 de Cincinnati, há um ano). E o resultado voltou a sorrir ao mais cotado dos dois, com João Sousa a garantir a suada vitória pelos parciais de 7-6(1), 6-7(7) e 6-3.

À procura do regresso aos triunfos depois do desaire nos dois últimos encontros da eliminatória da Taça Davis na Ucrânia e ainda na estreia em São Petersburgo, o melhor tenista português de todos os tempos teve de trabalhar muito para conseguir fechar a jornada com um resultado positivo.

O primeiro set, que acabou por vencer, não começou nada bem e o vimaranense esteve mesmo a perder por 4-1 (com dois breaks de desvantagem), mas João Sousa acabou por conseguir dar a volta e, depois de salvar sete set points, “puxar” a vantagem para o seu lado. Já no segundo, o pupilo de Frederico Marques liderou por 4-2 e esteve próximo da vitória, mas permitiu a recuperação a Smyczek, vendo-se forçado a uma terceira e decisiva partida onde um único break, conseguido ao sexto jogo, fez a diferença.

Com a qualificação para a segunda ronda garantida, João Sousa fica agora à espera do vencedor do encontro entre o moldavo Radu Albot e o canadiano Vasek Pospisil para conhecer o seu próximo adversário.

Total
0
Shares
Total
0
Share