Más notícias para Grigor Dimitrov: o tenista búlgaro anunciou a desistência do ATP Masters 1000 de Xangai, um dos torneios mais importantes da reta final da temporada, e fica praticamente afastado do Nitto ATP Finals, onde tem o título e consequentes 1.500 pontos a defender.
Com apenas seis vitórias somadas desde que competiu em Roland Garros, o atual número 8 do ranking atravessa um momento menos feliz e o cenário está prestes a ficar ainda mais negro.
Porque ao desistir do torneio de Xangai, Grigor Dimitrov perde a possibilidade de lutar por 1.000 pontos (quer para o ranking, quer para a corrida a Londres) e, assim, o apuramento para o “Masters” do final do ano fica bem mais difícil — está na 17.ª posição, 1.780 pontos atrás de Dominic Thiem, que neste momento ocupa o oitavo e último posto da classificação.
Ora, tecnicamente Dimitrov ainda pode assegurar o seu lugar na O2 Arena, em Londres, mas para isso precisa de uma conjunção de dois fatores: excelentes resultados nas últimas semanas do ano aliados a prestações menos positivas dos seus concorrentes diretos e, ainda, desistências dos jogadores já com vaga confirmada no Nitto ATP Finals.
Para além do búlgaro, também Rafael Nadal, John Isner e David Goffin já tinham abdicado da participação no maior torneio disputado em solo asiático.