Federer defende Zverev e desdramatiza: “Regras são regras, seguimos em frente”

Quando Alexander Zverev interrompeu o ponto Roger Federer não se apercebeu da situação — de costas para o apanha-bolas, o tenista suíço não viu a bola a cair e a aproximar-se da sua metade do campo. Mas quando esclarecido o suíço seguiu em frente e mais tarde defendeu mesmo o adversário, que por sua vez revelou ter ficado “magoado” com a reação do público.

“Foi uma situação infeliz e o Sascha [a alcunha do tenista alemão] não merecia [os assobios]. Compreendo a frustração do público mas não gosto dos assobios. No final do encontro ele aproximou-se, pediu-me desculpa e eu respondi ‘amigo, não tens de me pedir desculpa.’ Ele não devia ter de pedir desculpa, não fez nada de errado. Simplesmente descreveu o que aconteceu. Sentiu que a queda da bola afetou a jogada e há uma regra que diz que se algo assim acontece se repete o ponto. Regras são regras por isso seguimos em frente.”

No entanto, o tenista suíço de 37 anos — que assim colocou um ponto final na temporada — reconheceu que a situação o afetou. “Claro que sim, repetimos o ponto e ele fez um ás. Mas foi simplesmente uma situação infeliz na qual ele não teve culpa nenhuma.”

Na sequência do episódio, Federer aproximou-se do árbitro de cadeira, Carlos Bernardes, para compreender a situação e em conferência de imprensa acabou por explicar que tentou colocar-se na pele do adversário. “Tentei pensar no que é que teria feito se estivesse na posição dele. Provavelmente teria pensado ‘bem, vou continuar a jogar a não ser que a bola entre dentro do campo’. Foi uma decisão arriscada porque o árbitro não viu e podia ter dito isso mesmo, mas a partir do momento em que o apanha-bolas diz que aconteceu mesmo e o juíz de linha confirma, o árbitro obviamente confia neles e a partir desse momento é natural repetir-se o ponto.”

Polémica à parte, Roger Federer mostrou-se satisfeito com a forma como “aos 37 anos de idade continuo a ser tão competitivo e feliz a jogar ténis. Desse ponto de vista, por muito desiludido que possa estar por causa deste encontro dando um passo atrás fico muito feliz com a época que vivi.”

Total
0
Shares
Total
0
Share