“As ocasiões anteriores em que a Serena Williams recebeu a distinção deram-se sobretudo devido ao seu domínio. Desta vez, tratou-se da sua perseverança.”
Este segmento foi deixado para a parte final da notícia mas explica na perfeição a decisão da Associated Press (AP), que esta quarta-feira distinguiu a tenista norte-americana como atleta feminina do ano pela quinta vez na história.
Aquela que é uma das maiores agências noticiosas do mundo reconheceu Serena Williams “pela vitória que foi o seu regresso rápido ao ténis depois de um susto de saúde com o parto da primeira filha”.
A norte-americana de 36 anos recebeu um total de 93 pontos entre todos os editores e diretores da AP, sendo seguida pela ginasta Simone Biles (com 68 pontos) e pela basquetebolista Arike Ogunbowale.
Esta foi a quinta ocasião em que a atual vice-campeã de Wimbledon e do US Open foi considerada desportista feminina do ano pela AP, depois de 2002, 2009, 2013 e 2015. Só Babe Didrikson Zaharias, em seis ocasiões (cinco no golfe e uma no atletismo), a ultrapassa, tendo aliás sido considerada pela mesma AP a atleta feminina da primeira metade do século XX.
O desportista masculino do ano será anunciado na quinta-feira, dia 27 de dezembro.