Rafael Nadal adiciona terceiro elemento à sua equipa técnica

Rafael Nadal Tomeu Salva

Depois de Francis Roig e Carlos Moya, há mais um nome a integrar a equipa técnica de Rafael Nadal. Trata-se de Tomeu Salva, um dos melhores amigos do tenista maiorquino.

A presença do espanhol de 32 anos na entourage do número 2 mundial não é uma novidade em absoluto — os dois viajaram juntos para torneios como o Masters 1000 de Toronto e o ATP 500 de Pequim em 2018 –, mas a parceria que agora se inicia tem outros contornos.

Como conta o jornal MARCA esta quinta-feira, Tomeu Salva foi convidado a viajar com Rafael Nadal durante 12 semanas da nova temporada, incluindo aquelas que agora se aproximam: primeiro com o Mubadala World Tennis Championship (torneio de exibição), depois com o ATP 250 de Brisbane (começa a 31 de janeiro).

Mas quem é Tomeu Salva? A resposta é complexa e no mínimo interessante: desde cedo um dos melhores amigos de “Rafa”, Bartolomeu “Tomeu” Salva Vidal chegou ao top 300 de singulares e ao top 150 de pares em 2007, tendo inclusive ganho ao lado de Nadal os mais variados campeonatos da Europa e do Mundo nos diversos escalões juvenis. Mas foi também por causa do compatriota que partiu para novas aventuras. “Aos 17 anos era top 400. Isso nem era mau, mas o meu barómetro sempre foi o Rafa e acabei por colocar demasiada pressão em mim. Estagnei enquanto ele deu passos enormes e acabei por não conseguir desbloquear mentalmente“, contou ao El Espanol.

Depois, foi parceiro de treinos da número 1 mundial Ana Ivanovic, começou a trabalhar com a Federação das Baleares naquela que foi a primeira experiência como treinador e, depois de algumas viagens pelo circuito ao lado do seu grande amigo, recebeu o convite: se a ida à China teve como objetivo principal promover a academia, agora Tomeu Salva vai mesmo integrar a equipa técnica do maiorquino.

“No início achei estranho porque o Rafa é o meu melhor amigo, é como um irmão, somos da mesma cidade e jogamos e treinamos juntos desde crianças. Mas acabas por te habituar a ver-te noutro papel”, revelou Tomeu à MARCA. “O treinador do Nadal aprende sempre mais do que ele aprende connosco. Cada viagem é uma escola de vida e cada minuto ao lado dele é um mestrado que depois aproveito para transmitir às crianças da Academia.”

“Al principio sí me parecía raro porque Rafa es mi mejor amigo, como mi hermano, somos del mismo pueblo, hemos jugado y entrenado juntos desde niños, … Pero al final te acostumbras a verte en otro rol”, cuenta a MARCA Tomeu. “Siempre aprende más el entrenador de Nadal que él de nosotros. Cada viaje es una escuela de vida y cada minuto a su lado es un Máster que luego aprovecho para aplicarlo con los chicos de la Academia”, asegura el mallorquín.

Para além das 12 semanas com Rafael Nadal, estará também a acompanhar outros jogadores (num total de 25 semanas), certamente com especial atenção a Jaume Munar — a estrela mais recente da academia, que desde que integrou o projeto escalou do 250.º para o 81.º posto do ranking ATP.


Total
0
Shares
Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.