Pedro Sousa será o sétimo português a jogar o quadro principal masculino de um Grand Slam

Pedro Sousa 20
Fotografia: João Pires/Fotojump

Com a chegada do novo ano surgiu, também, uma boa notícia para o ténis português: confirmou-se a desistência que permitiu a Pedro Sousa ter entrada direta no Australian Open, o palco que assim marcará a estreia em quadros principais de torneios do Grand Slam.

Aos 30 anos, o lisboeta será o sétimo tenista português da história a jogar um quadro principal de singulares masculinos de um torneio do Grand Slamele que até agora tinha caído por 14 vezes em fases de qualificação.

O primeiro tenista luso a fazê-lo foi Nuno Marques, no US Open de 1988, e logo cinco meses depois João Cunha e Silva repetiu o feito ao jogar o Australian Open de 1989.

Depois, foi preciso esperar-se 19 anos e pela viragem de milénio para haver outro tenista português a estrear-se em quadros principais de torneios do Grand Slam: Frederico Gil passou a fase de qualificação de Roland Garros em 2008, sendo travado na eliminatória inaugural. Ainda no mesmo ano, também Rui Machado cumpriria a primeira presença — e que presença: o algarvio só perdeu no quinto set da segunda ronda para Fernando Verdasco, então número 13 mundial.

Entretanto surgiu João Sousa, que disputou o primeiro quadro principal de torneios do Grand Slam em Roland Garros 2012, depois de derrotar David Goffin na última ronda da qualificação. Desde aí, o vimaranense tem escrito recordes — entre os quais o melhor resultado de sempre de um português nestas provas, em setembro último.

Ao vimaranense seguiu-se Gastão Elias, até aqui o último tenista luso a estrear-se nestas andanças. A primeira participação do lourinhanense em quadros principais de “Majors” aconteceu em Roland Garros 2014, também fruto de uma fase de qualificação bem sucedida.

Total de participações de portugueses em quadros principais de singulares masculinos de torneios do Grand Slam:

25* – João Sousa
14 – Frederico Gil
13 – Nuno Marques
10 – Rui Machado
7 – Gastão Elias, João Cunha e Silva
1* – Pedro Sousa

*Já com o Australian Open 2019 incluído.

Total
0
Shares
Total
0
Share