26 de maio de 2017. Foi neste dia que Tomas Berdych disputou pela última vez uma final no circuito profissional. Até que, esta sexta-feira e mais de 19 meses e uma grave lesão nas costas depois, o checo garantiu a qualificação para a decisão do ATP 250 de Doha, no Qatar, onde se vai tentar tornar no campeão mais velho da história do torneio.
Depois de assistir à surpreendente derrota de Novak Djokovic, Tomas Berdych entrou em campo para defrontar e vencer Marco Cecchinato (uma das sensações do último ano)por 7-6(6) e 6-3 em 90 minutos exatos.
Se no primeiro set o cenário esteve complicado e o checo de 33 anos (que ocupa o 71.º lugar do ranking e recebeu um wild card para disputar o quadro principal) foi obrigado a salvar três set points consecutivos no tiebreak, o segundo parcial tratou-se apenas de uma mera formalidade: Berdych raramente se sentiu ameaçado, destacando-se o facto de o adversário italiano apenas ter vencido dois pontos no serviço do antigo número 4 ATP.
Ao contrário do Brisbane International, onde a final apenas se disputa domingo, o encontro decisivo do Qatar Exxonmobil 2018 joga-se já este sábado. Tomas Berdych e Roberto Bautista Agut irão entrar em campo pelas 15h portuguesas.