O sérvio Novak Djokovic foi esta noite afastado do Miami Open. O número um mundial caiu aos pés do espanhol Roberto Bautista Agut (25.º), com parciais de 6-1, 5-7 e 3-6, num encontro relativo aos oitavos-de-final do Masters 1000 norte-americano.
Campeão da prova em seis ocasiões, o tenista sérvio entrou em court determinado em vingar as duas derrotas nos últimos dois encontros com Bautista Agut em piso rápido. Assim, Djokovic precisou de apenas 33 minutos para levar de vencida o primeiro parcial. O sérvio serviu muito bem e soube castigar o segundo serviço do adversário de forma a conseguir dois breaks consecutivos.
Num encontro que teve a visita da chuva, e que por isso teve que ser interrompido durante algum tempo, o líder do ranking mundial entrou novamente muito bem no segundo set e quebrou o serviço de Agut logo na partida inaugural. Porém, desta vez o espanhol estava pronto para dar a resposta e devolveu o break logo a seguir. Depois de salvar cinco break points ao longo do parcial, o número 25 do Mundo conseguiu inverter um 30-0 para um 30-40 no saque do sérvio, e conquistou assim o primeiro set point. No entanto, só à segunda tentativa é que Bautista Agut foi capaz de selar a vitória na segunda partida e de forçar a “negra”.
A servir melhor do que no primeiro set, Agut foi capaz de assegurar os seus primeiros jogos de serviço no arranque da terceira partida, ainda que tenha necessitado de salvar dois break points pelo meio. Ao quarto jogo, o tenista de 30 anos conseguiu quebrar o saque a “Nole” e chegou ao 1-3. A resposta do melhor cotado da prova foi imediata, a devolver a quebra de serviço. Contudo, Djokovic voltou a tremer na hora de servir e o terceiro break consecutivo no terceiro set sorriu a Bautista Agut, que agarrou a vantagem com unhas e dentes para conseguir a sua terceira vitória – e a terceira consecutiva em piso rápido – sobre o líder da hierarquia mundial.
Depois de ter sido afastado na segunda ronda de Indian Wells, Novak Djokovic voltou a ser surpreendido em Miami e encerra assim a sua jornada pelos Masters 1000 norte-americanos. Roberto Bautista Agut, por sua vez, segue para os quartos-de-final, onde vai medir forças com o sétimo cabeça de série, o norte-americano John Isner.
Atualizado às 23h48.