Ao contrário do que aconteceu em 2018, em 2019 a época de terra batida de João Sousa não vai começar no Grand Prix Hassan II. O tenista vimaranense tinha prevista a participação na prova entre 8 e 14 de abril, mas acabou por desistir e só começará a jogar no pó de tijolo em Monte Carlo.
A decisão foi conhecida esta segunda-feira, dia em que a lista de inscritos do único torneio ATP a disputar-se no continente africano foi atualizada com a desistência do melhor tenista português de todos os tempos:
https://twitter.com/EntryLists/status/1112786448690839552
A ausência do torneio de Marrquexe significará uma perda de 70 pontos, dado que na última época João Sousa tinha atingido as meias-finais (com vitórias sobre Pedro Martínez, Mirza Basic e Nikoloz Basilashvili antes de ceder para Pablo Andújar).
Assim, o Masters 1000 de Monte Carlo será o primeiro torneio do pupilo de Frederico Marques sobre terra batida na atual temporada, seguindo-se as participações no ATP 500 de Barcelona, no Millennium Estoril Open e nos dois Masters 1000 de Madrid e Roma antes de chegar a Paris para disputar Roland Garros (antes do Major francês há a possibilidade de disputar mais um torneio, ou em Genebra ou em Lyon).