Maryna Zanevska sobreviveu à chuva e à mudança de courts para conquistar o 1.º Óbidos Ladies Open

Foi com um verdadeiro exercício de superação que se concluiu o primeiro torneio de ténis internacional feminino de 2019 no Bom Sucesso Resort. Depois de uma semana marcada pelo mau tempo, também a jornada decisiva sofreu com as condições climatéricas e teve não só de ser dobrada como transferida para outras instalações.

Numa jornada que terminou já o sol se tinha posto, quem ergueu o título de campeã em casa emprestada — os courts de piso rápido cobertos das instalações do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, onde está sediada a Felner Academy — foi a mais do que credenciada Maryna Zanevska, nascida em Odessa, na Ucrânia, mas com nacionalidade belga.

Nas meias-finais, a quinta cabeça de série (fruto do 227.º posto que ocupa no ranking) derrotou a sexta pré-designada Barbora Stefkova por 3-6, 6-3 e 6-2 e já na grande decisão passou pela sétima candidata ao título, Mariam Bolkvadze (da Geórgia), com os parciais de 7-5 e 6-2.

O título conquistado entre os courts de relva sintética do Bom Sucesso Resort e os de piso rápido coberto das Caldas da Rainha traduz-se no primeiro do ano e no 17.º da carreira para Maryna Zanevska só na variante de singulares, ela que aos 25 anos já reúne um currículo invejável: não só já esteve às portas do top 100 (foi 105.ª) como conquistou dois títulos em torneios de 50.000 dólares, um num 60.000 e ainda um numa prova de 100.000 — aos quais junta muitos outros na variante de pares, dos quais se destacam um 100.000 e um WTA 125.

Na próxima semana, quer Zanevska quer a maioria das jogadoras que foram a jogo nestes primeiros dias de ténis em Óbidos estarão novamente nos courts do Bom Sucesso Resort, para o segundo Óbidos Ladies Open.

Quanto à comitiva portuguesa, dividiu-se pelos dois quadros: o de qualificação, onde Francisca Jorge foi a única a passar uma ronda mas acabou por não conseguir ir mais além, e o quadro principal, em que as convidadas Ana Filipa Santos, Sara Lança e Inês Teixeira foram derrotadas na primeira eliminatória.


Total
10
Shares
Total
10
Share