A disputar o primeiro encontro desde que se sagrou vice-campeã de singulares do ITF de Montemor-o-Novo, Francisca Jorge entrou esta quarta-feira com uma vitória no quadro principal do Amarante Ladies Open, mais uma prova internacional dotada de 15.000 dólares em prémios monetários.
A bicampeã nacional absoluta é a segunda cabeça de série (50.ª no ranking ITF, 717.ª no WTA) e confirmou esse estatuto com a vitória numa batalha de três sets, parciais de 6-7(4), 7-5 e 6-4 frente à francesa Thoe Gravouil, que figura na 470.ª posição da tabela da ITF.
Francisca Jorge terminou o encontro com 70% (7/10) dos pontos de break convertidos, enquanto a adversária gaulesa sorriu em cinco das oito ocasiões em que tentou a quebra de serviço. No total, a portuguesa de 19 anos venceu 113 pontos, mais 10 do que a oponente.
Com o triunfo, a tenista vimaranense ganha direito a disputar a segunda ronda do encontro, onde vai defrontar a jogadora que a impediu de levantar o mais desejado dos troféus em Montemor-o-Novo: Alba Carrillo Marin, responsável pelo afastamento de Leonor Oliveira (3-6, 6-4 e 6-4).
Irmãs com estreias distintas
Se Francisca Jorge avançou aos oitavos de final do quadro principal de singulares, a irmã, Matilde Jorge, foi eliminada na primeira ronda. A disputar o primeiro encontro em torneios do circuito internacional desde junho do ano passado, a vimaranense de apenas 15 anos não conseguiu resistir à velha Christina Rosca, que venceu por 6-0 e 6-3 em 53 minutos.
Ainda esta quarta-feira, vão a jogo Sara Lança (sétima cabeça de série, contra a lucky loser Ayline Esina Samardzic) e Inês Oliveira, uma das wild cards, que medirá forças com a primeira cabeça de série Lou Brouleau.