Entrou lento, realizou umas primeiras voltas duvidosas mas uma vez próximo da reta final acelerou: depois de duas rondas muito difíceis, Roger Federer voltou às exibições autoritárias para carimbar o acesso à 13.ª final da carreira em Halle, um recorde absoluto que lhe permite continuar na rota de mais um feito histórico.
Com os parciais de 6-3 e 6-3 assinados sobre Pierre-Hugues Herbert, o francês que completou o Grand Slam em pares e agora quer focar-se mais na variante de singulares, o tenista helvético de 37 anos colocou-se a apenas um passo de conquistar 10 títulos num só torneio pela primeira vez na carreira.
E mais: só a vitória em Halle permitirá a Roger Federer ser segundo cabeça de série em Wimbledon, o grande objetivo da sua temporada, estatuto esse que lhe permitiria fugir a um possível encontro com o campeão em título, Novak Djokovic, antes da final.
Depois de ultrapassar Jo-Wilfried Tsonga e Roberto Bautista Agut em três parciais, Federer contou com uma tarefa bem mais folgada frente ao gaulês naquele que foi o primeiro encontro entre ambos: não enfrentou um único ponto de break, converteu três dos que dispôs e venceu 88% dos pontos na pancada de serviço. Só esteve 62 minutos em campo.
Apurado para a final do ATP 500 de Halle pela 13.ª vez na carreira, o número três do mundo parte (que em 2019 já foi campeão no Dubai e em Miami e ainda finalista em Indian Wells) como o grande favorito para o encontro com David Goffin, o belga que interrompeu a série de vitórias de Matteo Berrettini (tinha conquistado o título em Estugarda há uma semana) com os parciais de 7-6(4) e 6-3 para inscrever o nome numa final pela primeira vez desde que foi vice-campeão do Nitto ATP Finals, em novembro de 2017.
O suíço tem a oportunidade de conquistar o 102.º título da carreira e assim aproximar-se ainda mais do recorde de Jimmy Connors, que ergueu 109 títulos de campeão em singulares, o que significaria uma impressionante 16.ª época a conquistar pelo menos três troféus; já o belga, procura o quinto galardete da carreira, ele que saiu derrotado de sete decisões.