Entrada perfeita para João Sousa no ATP 250 de Gstaad, que se joga num dos palcos mais encantadores de todo o circuito ATP. O número um nacional derrotou um ex-top 40 na estreia para chegar aos oitavos de final.
Número 49 do ranking ATP, o jogador português de 30 anos precisou de apenas duas partidas para derrotar (6-4 e 6-4) o belga Steve Darcis, que é o 198.º da classificação mas chegou a ser 38.º em 2017 — e ficou especialmente famoso ao derrotar Rafael Nadal na primeira ronda de Wimbledon, em 2013.
Depois de ter atingido os quartos de final na terra batida de Bastad, na Suécia, o melhor tenista português de todos os tempos passou apenas 62 minutos na Roy Emerson Arena (o palco principal deste torneio) até somar uma vitória que construiu de forma exímia: segurou sempre o serviço e conquistou duas quebras no saque do adversário, ao ao 3-3 do primeiro set e ao 1-1 do segundo.
Na segunda ronda, o pupilo de Frederico Marques vai ter como adversário o qualifier italiano Gian Marco Moroni (265.º ATP), que derrotou o wild card Tommy Robredo por 6-2 e 6-2.