O português Gonçalo Oliveira foi afastado, esta quarta-feira, na segunda ronda do Challenger de Tampere, na Finlândia. O 252.º do Mundo era o 14.º cabeça de série da prova e por isso entrou em competição diretamente na segunda ronda, onde foi surpreendido por Jeroen Vanneste (465.º ATP), com parciais de 6-3 e 7-6(5).
Não foi uma partida nada feliz para o tenista de 24 anos. Com uma entrada em falso no encontro, Gonçalo Oliveira permitiu ao adversário adiantar-se rapidamente por 4-0, resultado que se revelou irrecuperável para o tenista natural do Porto.
No segundo set, o luso voltou a estar quase sempre atrás no marcador mas, ainda assim, conseguiu quebrar o serviço do oponente quando este servia para fechar o encontro e forçou a realização de um tie-break. No entanto, o serviço do portuense falhou na pior altura no desempate e Vanneste aproveitou o primeiro match point para selar o triunfo.
Com Gonçalo Oliveira fora de cena, a participação portuguesa em solo finlandês fica entregue a Pedro Sousa, principal cabeça de série, e Gastão Elias. Os dois tenistas estão já apurados para a terceira ronda.