Vitória portuguesa a abrir a semana no que aos circuitos internacionais diz respeito: em Segóvia, Fred Gil ultrapassou a primeira e única ronda da fase de qualificação para chegar ao quadro principal de singulares do Open Castilla y Leon Villa de El Espinar, um torneio ATP Challenger dotado de 69.280 euros em prémios monetários.
Segundo cabeça de série, o tenista português (18.º classificado na tabela ITF e 668.º na ATP) superou o wild card espanhol Mario Rodriguez Garcia (sem ranking) em duas partidas, parciais de 6-1 e 7-6(2).
Depois de um primeiro set totalmente a seu favor, que conquistou graças a duas quebras de serviço, Gil relaxou quando já tinha o break consumado no segundo parcial (foi quebrado ao oitavo jogo). O português acabou por ser forçado a servir para não perder a partida e a disputar um tie-break, mas voltou a não dar hipóteses para consumar o triunfo em 1h13.
Com este triunfo, Frederico Gil marca presença no quadro principal de singulares de um torneio Challenger pela segunda vez em 2019 — recebeu um wild card para o Braga Open mas não conseguiu superar o primeiro desafio — e soma a primeira vitória em torneios da categoria desde agosto de 2017, quando chegou à última ronda da qualificação em Santo Domingo, na República Dominicana.
Conseguido o apuramento, o tenista sintrense de 34 anos fica a aguardar para saber o nome do próximo adversário: será ou o espanhol Gerard Granollers (430.º) ou o francês Antoine Escoffier (454.º).
Fred Gil é um dos cinco jogadores portugueses a irem a jogo no ATP Challenger Tour esta semana: João Domingues é o sétimo cabeça de série em Liberec, na República Checa; Gonçalo Oliveira defende o mesmo estatuto mas em Chengdu, na China; e Gastão Elias e Frederico Silva vão a jogo em Sopot, na Polónia.
Atualizado às 11h37.