A armada portuguesa que está esta semana presente na cidade chinesa de Baotou entrou com o pé direito no torneio Challenger que ali se realiza. Depois de ambos terem beneficiado de um bye na primeira ronda por serem cabeças de série, Frederico Silva e Gonçalo Oliveira carimbaram esta madrugada o passaporte para a terceira ronda da competição.
O primeiro a entrar em court foi o tenista das Caldas da Rainha, 11.º pré-designado, que mediu forças com o japonês Yusuke Takahashi (489.º ATP). Com uma exibição muito bem conseguida, o pupilo de Pedro Felner precisou de apenas 63 minutos para vencer com os parciais de 6-3 e 6-0.
Mais equilibrado foi o encontro do lisboeta Gonçalo Oliveira, que ainda assim triunfou em parciais diretos sobre Luca Castelnuovo (545.º). O português, sétimo cabeça de série da prova, precisou de apenas um break em cada um dos parciais para vencer por 6-4 e 6-4, numa partida que teve uma hora e 22 minutos de duração.
Na terceira ronda, Gonçalo Oliveira vai defrontar o nono cabeça de série, o australiano Aleksandar Vukic (258.º). Frederico Silva, por sua vez, tem também um pré-designado pela frente, mais concretamente o quinto melhor cotado, o espanhol Roberto Ortega-Olmedo (242.º).