O suíço Roger Federer está apurado para a terceira ronda do US Open. No entanto, o helvético não se livrou de mais um susto quando, pelo segundo jogo consecutivo, cedeu o primeiro set para o adversário. Ainda assim, o número três mundial conseguiu a reviravolta e bateu Damir Dzumhur (99.º) com os parciais de 3-6, 6-2, 6-3 e 6-4.
Devido à chuva que se fez sentir em Nova Iorque esta quarta-feira, o encontro teve que ser disputado em condições indoor. O bósnio acabou por se adaptar melhor às condições numa primeira fase, conseguindo vencer os quatro primeiros jogos. A vantagem ganha por Dzumhur revelou-se demasiado larga para Federer recuperar e o número 99 do Mundo recolheu às cadeiras com o primeiro set no bolso.
A derrota no primeiro set, no entanto, “acordou” o suíço, que impôs o seu ritmo de jogo e rapidamente deu a volta à situação. Depois dos 17 erros não forçados na primeira partida, Federer cometeu apenas 15 no conjunto do segundo e terceiro sets, sendo esse um dos fatores cruciais para a recuperação do helvético.
No controlo da partida, o veterano tenista de 38 anos conseguiu a quebra de serviço logo na fase inicial do quarto set e geriu a vantagem até ao final. Após quase duas horas e meia em court, o terceiro cabeça de série fechou o encontro.
Depois de dois sustos nas primeiras rondas, Roger Federer poderá ter o primeiro teste com um cabeça de série na terceira ronda. Para que tal aconteça, o francês Lucas Pouille (27.º) terá de vencer o britânico Daniel Evans (58.º).